Mergulhando No Penico
Alguma vez você já teve curiosidade em saber qual a composição da urina? Pois deveria, a urina é muito importante para o nosso corpo. É através dela que são eliminadas substâncias que estão em excesso ou que são tóxicas para nosso organismo.
A principal função da urina é a eliminação da amônia (NH3). Quando nossas células produzem as proteínas, um pouco de amônia é formada. Como a amônia é tóxica, ela deve ser eliminada rapidamente.
Mas tem um problema: como a amônia é muito solúvel na água, para jogá-la fora desperdiçaríamos muita água. Os animais aquáticos não têm esse problema, despejam a amônia livremente, pois têm água de sobra. Como os animais terrestres não têm toda essa disponibilidade de água, o truque é transformar a maior parte da amônia numa substância menos solúvel em água e também menos tóxica, a ureia. Nos mamíferos, o fígado é o responsável por esta façanha. E os rins são os responsáveis pela filtragem da ureia do sangue.
Quando o sangue passa pelos rins, toda a ureia e amônia são retiradas dele por um tipo de filtragem. Também são retirados os excessos de sal, de ácido (íons H+) e outras impurezas solúveis em água. É por esse motivo que usa-se a urina para fazer testes antidoping no esporte. Ela acaba carregando as drogas que foram usadas. Essa filtragem é muito importante, pois deixa o sangue sempre com a mesma composição química.
E como os animais que nascem de ovos se viram com as excreções dentro do ovo? Eles têm um truque extra: transformam a ureia em ácido úrico, uma substância insolúvel na água e pouco tóxica. Ele é eliminado como uma pasta branca (você já deve ter visto cocô de passarinho). Nós também fabricamos um pouco de ácido úrico, na forma de minúsculos cristais que saem com a urina.
Bem, se analisarmos um litro da nossa urina, encontraremos aproximadamente 25 gramas de ureia, 9 gramas de sal (NaCl) e pequenas quantidades de amônia, ácido úrico e as outras porcarias que são eliminadas junto.
Se você está com pouca água disponível no corpo, sua urina fica bem concentrada, bem amarela. Mas, se você tomar bastante água, vai poupar a energia que o rim gasta para filtrá-la. Portanto, é importante que você beba bastante água, especialmente nos dias quentes, para facilitar a filtração do seu sangue e garantir uma boa saúde.
A tal da solubilidade:
A solubilidade representa a máxima quantidade da substância que pode ser dissolvida em um solvente (por exemplo, a água). O sal de cozinha (NaCl) tem uma solubilidade de 35 gramas por 100 mililitros de água, ou seja, 100 mL de água dissolvem, no máximo, 35 g de NaCl (a 20°C). Agora, compare as solubilidades das substâncias da urina:
Amônia infinitamente solúvel em água.
Ureia 100 g / 100 mL água.
Ácido Úrico 0,007 g / 100 mL água (considerado insolúvel).A amônia é infinitamente solúvel em água pois, assim como as moléculas de água, a amônia também faz ligações do tipo ligação de hidrogênio.
Caso você não se lembre, ligação (ou ponte) de hidrogênio é uma interação entre duas moléculas, em que um hidrogênio eletropositivo se liga fracamente a um átomo mais eletronegativo, como o oxigênio da água ou o nitrogênio da amônia. E como o hidrogênio não dá preferência a nenhum dos dois, a água e a amônia misturam-se perfeitamente em todas as proporções.
Mauro Faro, Eng. Química da USP